04 março 2015

Curiosidades do Mundo

Gostaria de introduzir os melhores ditados e seus curtos significados. (Fonte: Revista Mundo Estranho Edição Nº162 Janeiro 2015 - Mensagens Subliminares)
Tais ditados abaixo não são de origem brasileira, portanto já estão traduzidos ao português brasileiro.

''O móvel preferido do diabo é o banco comprido'' 
Significa: a crítica ao ócio ou à preguiça. A frase é derivada da expressão alemã que significa 'perder o interesse', cancelar, adiar. 


''Muitos pequenos riachos fazem um grande rio'' 
Significa: pode equivaler a três frases folclóricas BRASILEIRAS: 'A união faz a força', 'Devagar se vai ao longe', 'É a gota d'água'. Aquele momento em que várias atitudes se acumulam e a última gera um grande conflito, ou até algo bom/forte. 


''Aquele que nunca se queimou ao Sol, não sabe o valor da sombra'' 
Significa: essa metáfora particularmente 'ensolarada' lembra que a gente só costuma dar valor a alguma coisa quando a perde ou passa necessidade. 


''Quem não sabe de onde veio, nunca vai encontrar seu destino'' 
Significa: sem conhecer suas raízes, você não saberá determinar sua missão de vida. 


''Quem se torna uma ovelha, acaba devorado pelo lobo'' 
Significa: para os gregos, quem se deixa guiar cegamente por um líder errado ou de intenções ruins, inevitavelmente é manipulado e se dá mal. 


''Enquanto falamos do lobo, o lobo aparece na porta'' 
Significa: origem da nossa ''Falando no diabo, ele aparece''. Cuidado ao fofocar de alguém pelas costas, pois ela/ele pode surgir de repente. 

''Alimente um cão por três dias e ele será grato por três anos. Alimente um gato por três anos e ele se esquecerá disso em três dias'' 
Significa:o provérbio discute um dos valores mais importantes: a gratidão. Ensina que devemos ser sempre gratos e retribuir cortesias. 


''Na falta de tordos, come-se melros'' 
Significa: o ditado tem algo similar na nossa língua: ''Quem não tem cão, caça como gato''. Contente-se com o que está disponível. 


''A fome não é sua tia, ela não vai trazer-lhe uma torta'' 
Significa: esses ditados querem alertar que, em momentos de dificuldade, você tem que ajudar a si mesmo. Também são usados na Rússia quando alguém quer introduzir um assunto sério em uma conversa. 


''Frequentemente, belas nozes têm um núcleo feio'' 
Significa: no Brasil, este alerta é para a beleza externa, abordada com outra comida, mais ligada à tradição lusitana: ''Por fora bela viola. Por dentro, pão bolorento''. Essa não tem nem o que falar, não é?! 


É isso, galera. Espero que tenham gostado. Da revista, escolhi os melhores ditados dentre os citados na mesma. 
Boa Tarde à todos e até o próximo post!

                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do que acabou de ler? Interessante, legal, poderia ser melhor? Se expresse para que eu saiba o que te agrada e fazer melhor! Sugira temas, envie críticas, elogios, recado! Este espaço é TODO seu. Até a próxima.

© NOME DO BLOG - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Milena Motta.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo